Blog

Quais são as diferenças entre redes sociais, mídias sociais e mídias digitais?

agosto de 2018

Redes Sociais, Mídias Sociais ou Mídias Digitais? Você sabe a diferença?

No geral, redes caracterizam pontos de conexão. Adicionando o fator social, temos então um conjunto qualquer de pessoas unidas com interesses comuns: do almoço de família à reunião do trabalho — ações que independem da tecnologia.

Atualmente, os conceitos de redes sociais, mídias sociais e mídias digitais permeiam o marketing digital e saber diferenciá-los é importante para trabalhar as estratégias de comunicação. Saiba mais!

Redes Sociais

A popularização do termo “rede social” se deu por meio da mudança na dinâmica da internet nos últimos anos. Porém, o conceito já existia e era empregado para caracterizar grupos de pessoas com interesses mútuos ou relações afins.

A facilidade de interação tornou mais fácil a aproximação de pessoas em um ambiente online, de rápida e efetiva resposta, em que indivíduos formam novas redes sociais por meio de plataformas online. Portanto, o termo certo nesse caso deveria ser redes sociais online.

Facebook é a rede social mais popular do mundo e é a que tem o maior número de usuários ativos. Dessa forma, a plataforma é uma importante aliada para as estratégias do marketing digital. Além do Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube também são exemplos de redes sociais.

Mídias Sociais

Assim como as redes sociais, as mídias sociais também existem nos universos offline e online e também ganharam uma nova interpretação na internet.

A palavra mídia refere-se a qualquer meio de comunicação social, como TV ou jornal. As mídias tradicionais podem ser caracterizadas como via de mão única no processo comunicativo e com pouca possibilidade de participação.

As mídias sociais são consideradas o resultado da difusão de conteúdo fora dos meios de comunicação de massa — ou seja, tudo aquilo que é gerado nas redes sociais formadas por indivíduos, propagando informações de forma descentralizada e com participação ativa, uma via de mão dupla.

Mídias Digitais

A mídia digital, portanto, é a única que tem relação exclusivamente com elementos tecnológicos, representada por plataformas como jogos online, banners eletrônicos ou anúncios pagos. Toda comunicação feita por meio da internet é uma mídia digital.

Criar conteúdo para páginas, sites e canais também faz parte do processo de criação nas mídias digitais. Essas ações estreitam o relacionamento com usuários e criam vínculos entre empresa e cliente, algo extremamente importante no Inbound Marketing.

Para melhor exemplificar a relação, podemos citar uma revista em suas versões impressa e online: quando um anúncio é publicado na edição de papel, é difundido em uma mídia tradicional.

No momento que é postado na versão online, torna-se mídia digital. Ou seja, um mesmo conteúdo pode ser divulgado em mídias diferentes — o meio de comunicação escolhido definirá se ele será digital ou tradicional.

Os investimentos em mídias digitais cresceram pois os anunciantes estão concentrando seu orçamento em mídias mais baratas — como as encontradas na internet.

Fonte: Projetual

COMPARTILHE

Categorias
Postagens recentes
setembro 14, 2018

Relatório sugere que Pinterest é a rede social que mais cresce em 2018

Uma rede social que não para de crescer; não, não…

agosto 29, 2018

Quais são as diferenças entre redes sociais, mídias sociais e mídias digitais?

Redes Sociais, Mídias Sociais ou Mídias Digitais?…

agosto 27, 2018

Open X private marketplace: o que você deve saber ao investir em mídia programática.

Comprar um espaço publicitário não é mais o suficiente;…