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Como ferramentas de marketing digital e ecommerce integradas podem aumentar vendas

fevereiro de 2019

A automação de marketing no ecommerce é um meio de investir menos e vender mais. Entenda de que forma a integração entre plataformas pode aumentar suas vendas

Por que usar automação de marketing no ecommerce

A automação das ações de marketing do ecommerce auxilia na análise dos resultados, humaniza a comunicação e ajuda no direcionamento das ações do comércio eletrônico. O trabalho começa no monitoramento e segmentação e vai até a identificação de tendências e oportunidades de negócio. Isso gera um relacionamento transparente e relevante com seus clientes. Por que tratar um cliente que comprou diversas vezes na sua loja da mesma forma que um visitante que estava “só olhando”?

Integrar vários canais na mesma estratégia

Provavelmente você sabe da importância de usar as redes sociais como apoio da estratégia de vendas, mas os resultados positivos não chegam enquanto essas estratégias não se conversarem. O ideal é conectar ferramentas que permitam a gestão de conteúdo nas mídias sociais, anúncios no Facebook, remarketing, envio de emails automatizados e, claro, a gestão da loja virtual. 

Saber a origem das vendas

Analisar quem comprou, em qual momento e por qual canal vai ajudar a investir no que trouxer maior retorno. A análise de canais de marketing digital e do histórico do Lead(ambas ferramentas disponíveis no RD Station Marketing) são essenciais para entender o comportamento de compra dos seus atuais e futuros clientes. 

Entender perfil e comportamento dos usuários

Para classificar automaticamente Leads de acordo com perfil e comportamento, você pode usar ferramentas como o Lead Scoring, do RD Station Marketing. Dessa forma, é possível dar notas pelo perfil (idade, localização, categoria de interesse, localização) e interesse no seu ecommerce (acesso a páginas de produto, abandono de carrinho, cadastro, clique em email, conversão em Landing Page).

Segmentar a comunicação

A segmentação pode ser realizada de acordo com os dados que o Lead fornecer. Na hora do cadastro em uma Landing Page você pode perguntar sobre qual categorias de produtos e com que frequência o usuário deseja receber ofertas, por exemplo. A partir daí, enviar apenas conteúdo relevante para esse grupo de Leads. Também é possível agrupar pessoas pelos produtos que compraram, enviando mensagens com objetivo de cross-selling, ou seja, identificar e sugerir produtos complementares para aumentar a receita. Lembra da Manuela? Que tal enviar uma oferta de pós-sol ou toalha de praia infantil?

Recuperar carrinho abandonado

Com as plataformas de marketing e ecommerce integradas, você consegue saber que o Fernando, por exemplo, demonstrou interesse na categoria de higiene pessoal e que abandonou um desodorante no carrinho de compras. Aí é só configurar um email automático para carrinho abandonado oferecendo desconto. Se você deseja entender por que os usuários não concluem a compra, também pode fazer pesquisas para abandono de carrinho e, de acordo com a resposta, enviar emails automatizados com conteúdos diferentes. Se a pessoa responder que o frete era muito alto, por exemplo, pode enviar um cupom de frete grátis.

Diminuir a taxa de compras não faturadas

Metade dos pedidos feitos por boleto nunca são pagos. Se você trabalha com ecommerce, certamente já percebeu que o boleto ainda é a segunda opção de pagamento mais popular no meio online brasileiro. E para não ver um abismo entre seu faturamento e o valor de pedidos, é preciso estratégias para driblar o esquecimento dos consumidores. 

Acompanhar e analisar resultados

É comum empresas com muitos dados disponíveis e que geram relatórios de marketing e vendas sem um objetivo claro. E para garantir que o acompanhamento de dados de todos os canais traga um entendimento real do que está funcionando e do que precisa ser otimizado, os sistemas utilizados na operação precisam estar integrados.

Fonte: RD Station

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