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A importância da presença digital para negócios

agosto de 2019

As pessoas estão cada vez mais conectadas. Com uma simples ida até a padaria você já consegue ver muita gente conectada em seu smartphone, utilizando sites e aplicativos ativamente.

Hoje, a presença digital tem sido propulsora de negócios, já que através das marcas inseridas no meio digital é possível fazer vendas, não se limitando através de e-commerce. Existe ainda a possiblidade de converter vendas em lojas físicas. Essa conversão através de plataformas digitais podem ocorrer de várias maneiras, seja através de um post impulsionado, estratégia de inbound marketing ou afins.

As empresas que possuem vendas apenas por estabelecimento físico precisam se preocupar com a presença digital também, porque através dela que o seu consumidor pode encontrar sua marca e tomar sua decisão de compra. Com sites, blogs, redes sociais, e-mails marketings as empresas podem ter resultados não apenas no crescimento da sua marca, mas também no seu volume de vendas.

Como ter presença digital

O meio digital possui a cada dia novas ferramentas para ter presença online. Por conta de existir diversos recursos e formas de se ter uma visibilidade no mundo online, as marcas precisam avaliar qual é o melhor meio para sua audiência. Outra coisa que se deve pensar antes de usar uma nova ferramenta é a viabilidade para sua empresa. Será que ela vai conseguir gerir com qualidade os conteúdos publicados no blog, por exemplo? É importante pensar sempre na construção e manutenção dos recursos que a internet oferece.

Ter presença digital não se trata só de aparecer em algum meio digital e pronto. Não existe receita, porém é preciso ter conteúdos de qualidade e alinhados com o segmento de atuação do seu negócio. A internet proporcionou acesso de diversas marcas no mundo on, com isso, é necessário se diferenciar do seu concorrente nesse ambiente. Cada meio deve ser estudado, pesquisado e avaliado para se adequar a realidade da sua empresa e com isso, alavancar ainda mais a sua marca. 

Meios online

Blog: uma ferramenta muito utilizada por possuir uma narrativa não tão comercial. Em síntese, é a publicação de conteúdos voltados para seu segmento de atuação. Os conteúdos devem ser sempre atualizados, ter qualidade na escrita e ser relevante. É possível fazer links com endereços eletrônicos de produtos da sua empresa, de maneira sútil e com moderação. Para conseguir ter um melhor ranqueamento no google, bing e outros motores de busca é importante que seu blog tenha alinhamento com sua estratégia de SEO.

Site: geralmente é a primeira etapa das empresas que querem começar a ter uma presença digital, já que no seu início as empresas criam para ter um foco institucional ou mesmo e-commerce. Nos sites é possível contar a história da empresa, dados de contato, notícias, descrição de produtos ou catálogos. Assim como no item anterior, é ideal que toda estrutura e conteúdo esteja de acordo com o SEO.

E-mail marketing: o disparo de e-mails não é obsoleto e nem mesmo ultrapassado. Ao contrário do que algumas pessoas especulam, esse meio ainda proporciona grandes resultados para as marcas, porém sua construção deve ser criteriosa e muito cuidadosa. A baixa taxa de aberturas de e-mails da sua marca pode ser por conta de títulos pouco atrativos, excesso de informações ou conteúdo duvidoso. Claro, a pessoa tem que dar autorização para o recebimento dos materiais e também tem que ter um campo para deixar de se inscrever.

Campanhas digitais: a internet permite que você faça uma segmentação focada no que realmente importa para sua estratégia. Então se o foco for um público X, você consegue atingir diretamente e especificamente esse público-alvo, evitando gastos com investimentos que podem não te trazer o retorno esperado, como no caso das mídias de massa.

Redes sociais: as pessoas passam grande parte do seu dia acessando as redes sociais. Hoje, os indivíduos acordam e já olham todos seus stories no instagram para começar seu dia e com isso, as marcas podem ter ainda mais retorno dentro desses meios. Os conteúdos devem ser de preferência leves e sutis (com foco comercial implícito), para evitar causar rejeição dos usuários.

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