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Marketing digital ou tradicional? Saiba como definir qual utilizar.

agosto de 2019

Marketing digital ou tradicional levantam várias dúvidas. Entenda como definir o melhor método para sua marca.

Definir quais estratégias utilizar na sua empresa não é uma coisa muito fácil, é preciso entender o objetivo da sua marca e os benefícios de cada método de marketing.

Hoje, alguns profissionais de marketing falam sobre o meio digital ser a grande bola da vez. Antes de definir se é o meio ideal para sua empresa, é preciso entender os atributos de cada um.

 

Marketing tradicional

É a utilização de meios de comunicação tradicionais, como rádio, jornal, televisão, artigos impressos e outros. Costumam ser meios massivos, onde muitas pessoas são impactadas de uma vez.

Esses métodos ainda não caíram em desuso. Suas vantagens são:

  • Grande impacto: a TV, rádio ou meios impressos conseguem atingir muita gente por chegar até pessoas que não tem acesso a internet e pode ser visualizado por massas.
  • Visibilidade: já que são meios que chegam à muitas pessoas de uma vez, isso aumenta a consciência da marca.
  • Público de mais idade: apesar de ter pessoas mais experientes no meio digital, muitas delas não têm muita credibilidade com o meio online, então acabam acreditando mais no que está na TV, por exemplo. E os meios tradicionais acabam atingindo uma parte maior desse público.

Apesar de ser meios mais caros, é possível utilizar em pequenas e médias empresas. Se for realizado um trabalho de segmentação, utilizando programas locais, revistas regionais ou meios específicos é possível ter grandes resultados.

 

E quais as vantagens do marketing digital?

Em síntese, são ações realizadas no meio online, seja através de anúncios em portais digitais, redes sociais, postagens em blogs, sites, landing pages e outras plataformas on.

O digital vem ganhando muita força por conta de vários atributos, dentre eles:

  • Segmentação: com públicos estruturados e bem definidos é possível atingir exatamente esse público, evitando gastos com públicos que podem não ser seu público-alvo. Você pode segmentar através de hábitos, comportamentos, localização e várias outras coisas.
  • Rapidez: uma campanha pode ser colocada em prática em minutos e resultados podem ser percebidos em instantes, já que uma vez publicado, já é possível ver retornos.
  • Flexibilidade: você controla suas campanhas através de plataformas digitais, então ao perceber que sua estratégia não saiu conforme esperava, é possível ajustar ela ou remover para que tenha resultados melhores.
  • Alcance maior: o meio online proporciona uma abertura maior das suas possibilidades em relação a localização do seu público. É possível atingir cidades, países ou públicos diferentes.
  • Mensuração das campanhas: por existirem ferramentas que apresentam os resultados claros e precisos, sua marca consegue calcular o retorno sobre investimento, mensurar vendas e resultados com rapidez.

 

Definindo a melhor estratégia

Primeiro, sua campanha precisa ter objetivo e estrutura definida. Depois é preciso analisar qual é o meio que vai atingir seu público. Se o seu público está no digital e nos meios tradicionais, talvez a melhor opção seja uma campanha híbrida, que consiga trabalhar online e off-line.

Cada meio tem sua linguagem e forma de se comunicar, então é preciso adaptar sua mensagem e com isso você alcançará resultados melhores. Escolha o meio que traga mais resultados para sua marca, se seu público-alvo está em meios tradicionais, faça seus investimentos em marketing tradicional. Agora se seu target está nas plataformas digitais, analise e invista em digital.

Lembre-se sempre de entender onde seu público está, a forma que se comporta, seus hábitos e realize pesquisas frequentes.

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